terça-feira, 5 de agosto de 2008

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa não tem medo e não se arrepende”.

A cada encontro, descobrimos a diversidade de conhecimentos em nossa turma e de como é bom podermos socializá-los e trocarmos experiências. No encontro do dia 15/05/08, a professora cursista Gisele, do turno vespertino, nos agraciou com a leitura dramatizada do livro “O sapo vira rei vira sapo” de Ruth Rocha, consolidando o assunto do encontro “Texto e Contexto”.

Com conhecimento de mundo textual, “que é uma recriação de mundo, baseada em conhecimentos que já temos, sob determinada ótica e objetivo, e que darão subsídios para os sentidos das palavras e expressões de um texto, colaborando na construção da coerência”. (KOCH, I. V. & TRAVAGLIA, L. C. 1990. A coerência textual. São Paulo: Contexto). A professora Gisele utilizou de sua memória (infância) para repassar seu gosto pela leitura e provocar novos horizontes em seus alunos. Parabéns Gisele pelo enriquecimento do curso.


E no encontro posterior, a professora cursista Nerinete, vespertino, nos consagra, com a história da vida do rei do baião Luiz Gonzaga, com o livro “Luiz Lua” de Lucília Garcez e Jô Oliveira, tudo a ver com nossas discussões e aprendizado sobre variações lingüísticas. Utilizando da linguagem não-padrão, leu a história com um brilhante sotaque nordestino que nos fez arrepiar. Que emoção foi este encontro! Até quadrilha nós dançamos! Com esse texto, a professora Nerinete iniciou atividades relacionadas às festas juninas, dramatizando e levando a leitura do livro de uma forma bem divertida e interessante. Esperamos que seu trabalho seja realmente provocativo na formação de alunos leitores e que você possa socializar sua experiência. Sucesso!

No encerramento dos encontros do semestre, a professora cursista Erika, vespertino, fez uma leitura compartilhada diferente. Iniciou com uma dinâmica de grupo utilizando os gêneros textuais. Cada grupo recebe um tema, produz um texto de acordo com o gênero sorteado e o transcreve em bandeirinhas gigantes de forma que sirva de ornamentação para a confraternização (mesa, toalhas e comidas típicas). Abordamos sobre a importância da relação entre oralidade e escrita no estudo dos gêneros textuais. Tivemos uma discussão sobre a elaboração do portfólio e algumas orientações. Neste encontro, passamos dos limites da balança!... Que organização! Parabéns professores, a participação de todos garante o sucesso do curso.

Contar com pessoas comprometidas e dinâmicas nos estimula e nos deixa entusiasmados para melhorar nosso ensino aprendizagem. Bom recesso e que nossos encontros sejam sempre marcados com a presença de vocês. Abraços.


4 comentários:

Gisele Tôrres disse...

Adorei suas colocações e acredito que a cada dia nosso grupo está mais em sintonia e isso faz toda a diferença!

Elizangela disse...

A cada leitura compartilhada o entusiasmo se renova, e após as trocas de conhecimentos semanais, me sinto mais confiante na educação. Ainda temos profissionais comprometidos e bem dispostos com a educação.

Bons bocados da Erika disse...

Quero fotinha minha aqui tb... rs
É muito bom compartilhar com vcs uma leitura, um conhecimento, um aprendizado, um lanche especial...
Esse curso vai deixar saudades.
Bjoks a todos que resistem bravamente, apesar das dificuldades.

Dioney disse...

Valkíria,
Me deu até vontade de participar dos seus encontros. Parabéns pelo envolvimento com os cursistas e pelas brilhantes atividades desenvolvidas.
Um grande abraço,
Prof. Dioney